Evento foi realizado na manhã de sábado, no Assentamento Mutum
A Escola Municipal do Assentamento Mutum foi palco de uma importante ação de cidadania na manhã deste sábado (29), com a realização do Gabinete Itinerante, programa da Prefeitura Municipal de Brasilândia que leva serviços públicos diretamente às comunidades rurais.
A prefeita Márcia Amaral, acompanhada de secretários municipais, adjuntos e servidores, prestigiou as apresentações culturais organizadas pela comunidade escolar e acompanhou de perto os mais de 100 atendimentos realizados durante o evento.
Localizado a 145 km da sede do município, o Assentamento Mutum recebeu diversos serviços essenciais de forma integrada. Na área da Saúde, foram realizados 18 atendimentos médicos, 9 consultas odontológicas, 2 teledermatologias e aplicação de 2 vacinas, além de 2 atendimento psicológico e 06 atendimentos na área de assistência social.
A Secretaria da Mulher atendeu 15 pessoas, enquanto o CRAS realizou 1 atendimento psicossocial e o CREAS ofereceu 1 atendimento familiar. Os moradores também puderam atualizar 9 cadastros de regularização na Educação, receber 20 atendimentos pela Secretaria de Esportes e registrar 2 demandas na Infraestrutura.
Documentação foi outro serviço em destaque, com a emissão de 14 carteiras de identidade (RG), 6 orientações/alistamentos militares e 2 orientações para Microempreendedores Individuais (MEIs).
A Procuradoria Municipal realizou 4 atendimentos jurídicos, enquanto a Secretaria de Governo solucionou 5 solicitações e o Meio Ambiente prestou 2 orientações à população.
A Assistência Social marcou presença com 15 atendimentos para benefício eventual e assessoria jurídico-previdenciário, e as equipes de Endemias promoveram orientações gerais sobre prevenção em saúde. Cinco famílias também foram atendidas pelo programa Bolsa Família.
A prefeita Márcia Amaral destacou a importância da ação. “O Gabinete Itinerante é a materialização do nosso compromisso com todos os brasilandenses, especialmente aqueles que vivem nas áreas mais distantes. Levar mais de 100 atendimentos a uma comunidade rural que está a 110 km da sede é reduzir desigualdades e garantir que os serviços públicos cheguem a quem mais precisa. Esta é a demonstração de um governo presente em todo o território municipal”, afirmou a gestora.
O Gabinete Itinerante destacou o empenho da administração municipal em promover a inclusão social e o acesso a direitos, aproximando o poder público das comunidades rurais através de ações concretas e atendimentos humanizados.