A atuação vigilante e estratégica dos policiais penais do Mato Grosso do Sul resultou na interceptação de entorpecentes em diferentes unidades prisionais do interior do estado durante o último final de semana. As apreensões demonstram a eficácia das ações de segurança e o compromisso com o enfrentamento à entrada de ilícitos no sistema penitenciário.
No sábado (19.4), durante o período de visitas na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, uma mulher foi flagrada tentando adentrar a unidade com entorpecente introduzido no próprio corpo. O flagrante só foi possível graças ao uso do escâner corporal, que identificou a presença do material suspeito. A visitante foi detida e o caso encaminhado à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.
Já na manhã do domingo (20.4), por volta das 6h, durante uma ronda de rotina no pátio da mesma penitenciária, os policiais penais localizaram um pacote suspeito ao lado da caixa d’água, nos fundos da unidade. O invólucro continha 12 tabletes de entorpecentes — aproximadamente 5,6 quilos de maconha (foto principal) e 200 gramas de cocaína — além de uma mini balança de precisão. Por se tratar de local externo, não foi possível identificar o responsável pelo material, que foi encaminhado à delegacia para registro da ocorrência.
No mesmo final de semana, no Estabelecimento Penal de Amambai, uma nova tentativa de burlar a segurança prisional foi frustrada. Por volta das 10h50 do domingo (21), durante revista de materiais de higiene e limpeza entregues por familiares na portaria da unidade, uma policial penal identificou irregularidades em um frasco de amaciante de roupas. Dentro do recipiente estavam escondidas porções de entorpecentes. Na sacola, também foram encontrados papel de seda, duas porções de substância análoga à maconha e duas de substância análoga à cocaína.
A visitante responsável confessou que a droga seria entregue ao seu companheiro, atualmente custodiado na unidade. Ela foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi formalmente registrado.
Para a direção da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), “essas ocorrências evidenciam o trabalho atento e técnico desenvolvido pelos policiais penais, reforçando o controle e a disciplina no ambiente prisional, além de reafirmar o compromisso da com a segurança da sociedade sul-mato-grossense”.
Fonte: www.agepen.ms.gov.br