Uma nova frente fria chega na Região Sul do Brasil, nesta quarta-feira (2), com destaque para o Rio Grande do Sul, onde há alertas de riscos de temporais e chuvas volumosas. As informações são da Climatempo.
A frente fria promete trazer instabilidades significativas e queda nas temperaturas. Chuvas fortes são esperadas, onde o risco de tempestades é mais elevado. O sistema deve impactar os três estados da região Sul até o final da semana.
O Rio Grande do Sul, principalmente a faixa sul, está em risco de tempestades com chuva volumosa. Alerta também para temporais intensos em boa parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Chuva de moderada a forte intensidade é prevista ao longo do dia em outras áreas da região.
Cidades do Rio Grande do Sul e do Paraná devem registrar os maiores volumes de chuva nesta quarta-feira. Destaque para Santa Terezinha de Itaipu (PR), que tem previsão de 43 mm. Em Jaguarão (RS), 35 mm.
Próximos dias
Além da chuva, a frente fria provocará queda acentuada nas temperaturas. As cidades da região Sul devem registrar algumas das temperaturas mais baixas do Brasil desde o início do ano.
Na quinta-feira, o frio mais intenso será no Rio Grande do Sul, mas as quedas nas temperaturas poderão ser sentidas em algumas cidades de Minas Gerais. Mínimas de 15°C são esperadas em Chuí, Pinheiro Machado, Marmelópolis, Santana do Livramento e Alagoa. Mínimas de 16°C em Camanducaia, Bagé, Senador Amaral, Santa Vitória do Palmar e Dom Pedrito.
Na sexta-feira, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão os estados mais afetados pelo frio intenso. Urupema e São Joaquim, em Santa Catarina, devem registrar mínima de 6°C. Urubici (SC) e São José dos Ausentes (RS), 7°C.
A madrugada de sábado será fria na Região Sul. Há possibilidade de geada e temperaturas negativas nos pontos mais altos da Serra Catarinense. Mínimas em torno ou abaixo de 4°C nas demais áreas da região serrana de SC e do RS e na Fronteira do RS com o Uruguai.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br