27.7 C
Três Lagoas

O PORTAL DE NOTÍCIAS DO MATO GROSSO DO SUL

Nikolas Ferreira repete modelo de vídeo do Pix em prol de anistia

Leia Mais

Em busca de apoio para o projeto da anistia, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou na quinta-feira (3) vídeo em prol da proposta que beneficia condenados por participar dos atos de 8 de janeiro de 2023.

O parlamentar repetiu o mesmo modelo usado no caso Pix, que viralizou no início do ano. Na gravação, ele comparou o episódio do 8 de janeiro com a luta antirracista em prol de direitos civis nos Estados Unidos.

A gravação tem cerca de sete minutos. O deputado menciona casos de pessoas investigadas por participar das invasões e depredações das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Nikolas comparou o caso de Débora Rodrigues dos Santos, que pichou com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, com Rosa Parks, ativista norte-americana do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Em 1965, Parks se recusou a levantar da cadeira para dar lugar a pessoas brancas em um ônibus, na cidade de Montgomery, no Alabama. O episódio repercutiu e foi um marco da luta contra o racismo e o segregacionismo nos EUA.

“A injustiça contra uma mulher virou um marco de uma luta coletiva. Lá foi um ônibus, aqui um batom”, afirmou Nikolas no vídeo ao comparar os dois casos. Em março, Débora foi condenada a 14 anos de prisão, mas foi transferida para a prisão domiciliar. Desde então, o caso tem sido explorado pela oposição para reforçar o apelo do projeto da anistia, que ainda está parado no Câmara.

A anistia é tratada pela bancada do PL como a “pauta única” e prioritária da sigla. O projeto, no entanto, enfrenta resistência no Congresso Nacional. A bancada do PL ainda não conseguiu apoio suficiente para um requerimento de urgência que possa agilizar a análise do texto.

Entre deputados da direita, Nikolas é um dos que têm maior engajamento nas redes sociais. O segmento recorre ao apoio nas redes para tornar a anistia uma pauta popular. Nas últimas semanas, atos esvaziados tanto em prol da anistia quanto contra a proposta mostraram que o tem ainda não mobiliza a população.

No Instagram, o vídeo de Nikolas sobre a anistia teve mais de 34 milhões de visualizações, até o início da tarde de sexta-feira. No X (antigo Twitter), foi assistido por cerca de 1,3 pessoas.

O deputado também criticou no vídeo a dosimetria das penas de envolvidos no 8 de janeiro. Ele criticou ainda manifestações, em anos anteriores, de esquerda que, segundo ele, não tiveram condenações e punições proporcionais.

A gravação seguiu o formato do vídeo de Nikolas no caso Pix. Em janeiro, um vídeo publicado pelo deputado sobre críticas à regra de fiscalização do Pix teve milhões de visualizações e contribuiu para uma onda de desinformação nas redes sociais de que o método de pagamento seria taxado. A repercussão negativa forçou o governo a recuar da medida de fiscalização.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Mais Lidas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias