20.9 C
Três Lagoas

O PORTAL DE NOTÍCIAS DO MATO GROSSO DO SUL

IOF: Ex-diretor do Banco Central repercute falas de Fernando Haddad

Leia Mais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (23) a revogação parcial das medidas relacionadas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), alegando a necessidade de “evitar especulações” no mercado.

Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central e colunista do CNN Money, em entrevista ao CNN 360°, criticou a decisão inicial do governo de aumentar o IOF, especialmente no que diz respeito às transferências de investimentos para o exterior.

Impactos negativos na indústria de fundos

Segundo Volpon, a proposta original teria levado a uma “total desarticulação” da indústria de fundos que opera nos mercados internacionais. “Você ia criar uma instabilidade muito grande na indústria de fundos e, segundo, estaríamos caminhando ou até já aplicando controle de capitais sob saída de recursos”, explicou.

O especialista alertou que tais medidas poderiam ser interpretadas como um sinal de repressão financeira, comparando a situação com experiências negativas vividas por países como Argentina e Turquia.

Falta de articulação com o Banco Central

Volpon também ressaltou a aparente falta de consulta ao Banco Central na elaboração das medidas. “Ou havia a intenção de ir nessa direção ou realmente eles não sabiam e não entenderam o que estavam fazendo”, afirmou, destacando que qualquer pessoa no Banco Central teria alertado imediatamente sobre os possíveis impactos negativos na credibilidade da política econômica brasileira.

Apesar do recuo parcial do governo, Volpon criticou a manutenção da tributação sobre aportes à previdência e o aumento do IOF para empréstimos de empresas. “As empresas brasileiras já enfrentam um altíssimo custo de capital, e agora vão ter que arcar com esse brutal aumento de IOF”, alertou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Mais Lidas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias