O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, afirmou nesta sexta-feira (28) que nem jogadores e nem membros da comissão técnica merecem receber bônus de desempenho pelo Mundial de Clubes deste ano.
Atual campeão da Premier League, o City vive uma temporada difícil sob o comando de Guardiola. A equipe está 22 pontos atrás do líder Liverpool no campeonato inglês e foi eliminada precocemente na Champions League, ainda na fase de mata-mata.
Com a eliminação na Copa da Liga na quarta fase, a única chance realista de um título doméstico para o City nesta temporada é a Copa da Inglaterra, onde o time está nas quartas de final e enfrentará o Bournemouth no domingo (30), fora de casa.
O Mundial de Clubes, que acontecerá nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho, distribuirá um prêmio total de 1 bilhão de dólares, com o campeão podendo arrecadar até 125 milhões de dólares. No entanto, Guardiola descartou qualquer interesse na premiação.
“Não merecemos um bônus nesta temporada. Se vencermos, o dinheiro vai para o clube”, declarou o treinador em entrevista coletiva. “Nem o técnico, nem a comissão, nem os jogadores merecem. Nem mesmo um relógio!”
Atualmente na quinta posição da Premier League, o Manchester City luta por uma vaga na próxima edição da Champions League. Guardiola reconheceu que a campanha tem sido um aprendizado, especialmente para um treinador acostumado a disputar títulos em várias frentes nesta fase da temporada.
“Você aprende nos bons e nos maus momentos. Se não aprendermos com isso, acontecerá novamente”, disse o espanhol. “Sempre disse que se classificar para a Champions League já é um grande feito. No passado, não acreditavam nisso, mas agora acreditam”.
Agora, o foco imediato do técnico está na Copa da Inglaterra. Guardiola quer levar o City à sua sétima semifinal consecutiva no torneio, mas sabe que o Bournemouth, que já venceu os Citizens no Campeonato Inglês nesta temporada, pode ser um adversário complicado.
Além do desempenho em campo, o clube ainda aguarda uma decisão sobre as supostas violações das regras financeiras da Premier League. Caso sejam confirmadas, as infrações podem resultar em multas, perda de pontos ou até a revogação de títulos conquistados.
Apesar das incertezas, Guardiola garantiu que a equipe segue focada.
“Já lidamos com isso há mais de um ano. Nada vai mudar em mais uma semana, duas, três ou quatro”, finalizou.
(Reportagem de Rohith Nair em Bengaluru; edição de Toby Davis)
Fonte: www.cnnbrasil.com.br