O campeão mundial da Fórmula 1, Max Verstappen, venceu o Grande Prêmio do Japão neste domingo (6), conquistando sua primeira corrida da temporada 2025 e a quarta consecutiva no circuito de Suzuka.
Lando Norris viu sua liderança sobre Verstappen reduzir um ponto, terminando em segunda colocação, enquanto seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri, completou o pódio em terceiro lugar em seu 24º aniversário.
Verstappen conquista a sua 64ª vitória no Grande Prêmio cerca de 1,4 segundos à frente do líder do campeonato, Lando Norris, da McLaren, em segundo lugar.
MAX VERSTAPPEN WINS IN JAPAN!! 🏆
The Red Bull driver secures victory after a measured drive under pressure 👏#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/jJHRub1jJo
— Formula 1 (@F1) April 6, 2025
A liderança de Norris sobre Verstappen no campeonato de pilotos foi reduzida a um ponto, enquanto seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, completou o pódio em terceiro lugar em seu aniversário de 24 anos.
“Que fim de semana edificante depois de um começo miserável”, disse Verstappen.
“Ótimo, ótimo fim de semana para nós”, completou o piloto.
Os seis primeiros terminaram como começaram no grid e todos os 20 carros cruzaram a linha, nenhum dos incêndios na grama na pista que interromperam os treinos e nenhuma bandeira amarela.
Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em quarto, a Mercedes de George Russell e Andrea Kimi Antonelli terminou em quinto e sexto, com Lewis Hamilton em sétimo na outra Ferrari após subir uma posição na corrida.
Verstappen saiu limpo em uma pista úmida no circuito em forma de oito ao sul de Nagoya e, embora tenha informado sua equipe sobre problemas iniciais na troca de marchas, abriu uma vantagem de dois segundos sobre Norris.
O heptacampeão mundial Hamilton apostou em pneus duros para começar a corrida e passou pelo novato da Racing Bulls, Isack Hadjar, na curva um.
O japonês Yuki Tsunoda, fazendo sua estreia na Red Bull após ser promovido da Racing Bulls para o lugar de Liam Lawson na semana passada, fez um ponto ao ultrapassar o neozelandês para o 13º lugar nas primeiras voltas.
Tsunoda terminou em 12º, com Lawson em 17º para a Racing Bulls.
Norris havia diminuído a diferença para Verstappen em meio segundo quando eles foram para o pit stop na volta 22, mas o britânico reclamou que seu rival holandês o havia forçado a ir para a grama quando ambos saíram do pit lane.
Os comissários não tomaram nenhuma atitude, e Verstappen estava de volta na frente depois que os pit stops foram interrompidos, após Andrea Antonelli, de 18 anos, se tornou brevemente o piloto mais jovem a liderar um grande prêmio.
O australiano Piastri pressionou bastante seu companheiro de equipe nas últimas 10 voltas e disse à equipe que sentia que tinha ritmo para superar Verstappen na largada, mas Norris manteve sua posição enquanto seu rival holandês avançava para a vitória.
Na entrevista realizada após a prova com a própria Fórmula 1, o vencedor afirmou que o último set de pneus foi uma das maiores dificuldades da corrida.
“Foi difícil, muito difícil, especialmente no último set (de pneus). Foi legal, mas não foi fácil de administrar os pneus. Estou muito feliz, o início do fim de semana foi muito difícil, mas a gente nunca desistiu”.
Max Verstappen
Já para o segundo colocado, Lando Norris, a corrida foi perdida na classificação de sábado (5).
“Eu acho que perdi a corrida ontem, o Max não cometeu nenhum erro. O ritmo era muito parecido com o nosso. Foi uma corrida difícil, mas a gente não tinha nada em especial para conseguir alcançar o Max”, afirmou o inglês.
Confira a classificação final do GP do Japão

Fonte: www.cnnbrasil.com.br