O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), são os favoritos ao Senado Federal pelo estado, segundo aponta Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (7).
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 41,7% das intenções de voto, enquanto o atual governador tem 31,3%. Os brancos, nulos e aqueles que disseram que não votariam em nenhuma das opções somam 12,1%, já os que não sabem ou não responderam são 4%.
Foram apresentadas seis opções de nomes aos entrevistados, que poderiam citar até dois deles.
Veja a simulação eleitoral:
- Flávio Bolsonaro (PL) – 41,7%
- Cláudio Castro (PL) – 31,3%
- Benedita da Silva (PT) – 27,1%
- Alessandro Molon (PSB) – 15,6%
- Anielle Franco (PT-RJ) – 15,2%
- Pedro Paulo (PSD-RJ) – 12,6%
- Nenhum/Branco/Nulo – 12,1%
- Não sabe/Não respondeu – 4,0%
O levantamento ouviu 1.680 eleitores em 60 municípios do Rio de Janeiro entre os dias 31 de março e 4 de abril. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Como um senador é eleito?
As eleições para o Congresso Nacional ocorrem junto com a eleição para Presidência da República e governadores de estado.
O Senado segue a votação majoritária, ou seja, o candidato que recebe mais votos vence a eleição.
O mandato de um senador é de oito anos. O Senado, tem, ao todo, 81 parlamentares, que são eleitos alternadamente, um terço (27) e dois terços (54), a cada ciclo eleitoral. Em 2026, os eleitores votam em dois senadores, cada.
Os 81 representam os estados e o Distrito Federal, que tem o objetivo de garantir o equilíbrio entre as unidades da Federação. Cada unidade federativa tem o mesmo número de senadores (três), ao contrário do que acontece na Câmara, em que o tamanho das bancadas estaduais pode variar de acordo com a população.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br