Nesta segunda-feira (24), o jornal espanhol “El Mundo” denunciou um suposto esquema de corrupção organizado pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
A reportagem afirma que federação “manipulou as pontuações” dos estádios que podem sediar jogos da Copa do Mundo de 2030.
O resultado seria a retirada do estádio do Celta de Vigo, o Estádio de Balaígos, em detrimento da casa do Real Sociedad, o Estádio Anoeta Reale Arena, em San Sebástian.
O esquema
Em junho de 2024, houve uma reunião entre os países membros: Espanha, Portugal e Marrocos. Segundo o El Mundo, uma planilha de Exel foi exibida na reunião com a pontuação referente aos estádios eleitos. Balaídos, do Cela de Vigo, estava na 11º com 10.2004 pontos e a Anoeta Reale Arena, do Real Sociedad, na 12º posição com 10.1226 pontos.
Porém, 48 horas depois, o documento teria sido alterado, mudando a classificação do estádio do Real para 11º e 10.6026 pontos, e do Celta para 12º com 10.2004 pontos. Assim, o estádio de Vigo foi excluído.
O presidente da RFEF, Rafael Louzán, disse que a troca “foi uma decisão técnica” e que a federação não é “uma administração pública que esteja obrigada a revelar estes dados.”
Na Espanha, os estádio escolhidos para Copa de 2030 são:
- Anoeta – Real Sociedad
- Camp Nou – Barcelona
- Gran Canaria – Las Palmas
- La Cartuja – Sevilha
- La Rosaleda – Málaga
- Metropolitano – Atlético Madrid
- Nueva Romareda – Saragoça
- Cornellá-El Prat – Espanyol
- Riazor – Deportivo da Corunha
- San Mamés – Athletic Bilbao
- Santiago Bernabéu – Real Madrid
Fonte: www.cnnbrasil.com.br