Uma galinha de pescoço pelado, conhecida como Bolsonara, desapareceu na região do Bairro Novo Corumbá, na parte alta do município localizado a 428 km de Campo Grande. Querida por seus donos, a ave tem grande valor sentimental, especialmente para as crianças da família, que temem que ela tenha sido levada para consumo.
Bolsonara está com a família desde que era pintinho. Segundo o cozinheiro Antônio Soares, de 23 anos, a galinha era criada inicialmente em casa, na cidade, até que estivesse pronta para viver solta no sítio da família, na fronteira com a Bolívia. No entanto, ela acabou conquistando a todos com seu comportamento tranquilo e sociável, sendo até carregada no colo. “Sempre foi boazinha e muito próxima das crianças. Acabamos pegando muito carinho por ela”, contou Antônio.
O nome Bolsonara foi dado pela mãe de Antônio, que brincava sobre o comportamento “aparecido” da ave, que não podia ver uma câmera sem posar para fotos. Por isso, a galinha se destacava entre os outros animais da família, como sua “rival” Betinha, que muitas vezes perdia espaço nas fotografias.
A família acredita que Bolsonara tenha sido levada por alguém devido ao seu comportamento dócil e amigável. Apesar de ser cozinheiro, Antônio garante que a ave nunca foi vista como alimento. “Nós criamos os animais por amor e sentimos muita falta dela. Sabemos que ela também sente saudade de nós, porque sempre fazia festa quando chegávamos em casa”.
Bolsonara costumava acompanhar os familiares até a frente da casa, onde passeava pela calçada, convivendo com cachorros, gatos e até pessoas que passavam pela rua. “Essa convivência entre nós e os animais é gratificante, e queremos Bolsonara de volta. Por favor, devolvam ela”, apelou o cozinheiro.
Informações sobre o paradeiro de Bolsonara podem ser encaminhadas pelo telefone (67) 99195-9774.
texto adaptado