Os canadenses vão às urnas nesta segunda-feira (28) para votar em uma eleição ofuscada por tarifas, incerteza econômica e ameaças de anexação dos Estados Unidos.
Eleitores decidirão se concedem ao primeiro-ministro interino Mark Carney um mandato completo de quatro anos ou se dão ao Partido Conservador uma chance de governar após mais de nove anos de governo do Partido Liberal.
A população começa a votar na província mais oriental do país, Terra Nova e Labrador, às 8h30, horário local, nesta segunda-feira.
A relação instável do Canadá com os EUA influenciou profundamente o teor da campanha eleitoral deste ano.
As tarifas do presidente americano, Donald Trump, contra as exportações canadenses representam uma grave ameaça à economia do país, e suas ameaças de absorver o Canadá como “o 51º estado” enfureceram canadenses de todas as convicções políticas.
“Rejeito qualquer tentativa de enfraquecer o Canadá, de nos desgastar, de nos destruir para que os Estados Unidos nos dominem”, declarou Carney a repórteres no final de março. “Somos donos de nossa própria casa.”
Embora os canadenses tenham uma gama diversificada de partidos para escolher em suas cédulas federais, a principal disputa é entre os Liberais, liderados por Carney desde março, e a oposição Conservadora, liderada pelo veterano parlamentar Pierre Poilievre.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br