29 C
Três Lagoas

O PORTAL DE NOTÍCIAS DO MATO GROSSO DO SUL

Bolsonaro critica aumento do IOF e prevê efeito negativo na economia

Leia Mais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou nesta sexta-feira (23) o aumento anunciado pelo governo federal de alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para ele, as mudanças devem ter impacto negativo na economia brasileira.

“Trata-se de uma decisão que tende a desestimular investimentos e encarecer o acesso ao crédito, com efeitos negativos sobre a economia brasileira”, afirmou no X (antigo Twitter).

O aumento foi anunciado pelo Executivo na quinta-feira (22), mas parte das medidas foram revogadas horas depois, após repercussão negativa no mercado financeiro. Na publicação, Bolsonaro mencionou que durante sua gestão, em 2022, anunciou um plano de redução gradual do IOF até 2028.

“Infelizmente, o atual governo, em sua ânsia por elevar a arrecadação, reverteu essa política e anunciou um aumento generalizado nas alíquotas do IOF câmbio”, afirmou.

Presidente de honra do PL, Bolsonaro afirmou ainda que avalia com lideranças da sigla estratégias para “barrar mais esse aumento de impostos” promovido pelo governo Lula. “O país não suporta mais a elevação constante da alta carga tributária”, disse o ex-chefe do Executivo.

O aumento no IOF foi anunciado pelo governo Lula com o objetivo de aumentar a arrecadação e reduzir distorções entre diferentes modalidades de investimento e crédito. Ante a reação negativa de agentes do mercado, o Executivo decidiu revogar o aumento para aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior, que continuará com alíquota zero.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o conjunto de ajustes no IOF podem causar impacto de R$ 61,5 bilhões até 2026, sendo R$ 20,5 bilhões neste ano.

Oposição reage

No Congresso, a oposição já se mobiliza sobre o tema. Como a CNN mostrou, o líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), apresentou na quinta-feira (22), um Projeto de Decreto Legislativo para sustar o aumento do IOF.

Nesta sexta-feira (23), o parlamentar também anunciou ter apresentado pedido de convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar esclarecimentos sobre a questão do IOF. Tanto o projeto quanto o requerimento ainda precisam ser votados para entrarem em vigor.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Mais Lidas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias