22.4 C
Três Lagoas

O PORTAL DE NOTÍCIAS DO MATO GROSSO DO SUL

Alunos de SP conquistam dois prêmios em campeonato internacional realizado na Inglaterra

Leia Mais

Brazilian International School – BIS participou do British English Olympics (BEO), evento organizado pela Oxford Internacional

Colégio bilíngue da capital paulista competiu com 730 participantes de mais de 35 escolas bilíngues de 4 continentes. Foto: Divulgação BIS

O colégio bilíngue Brazilian International School – BIS, localizado na capital paulista, conquistou dois prêmios no BEO (British English Olympics), uma das competições acadêmicas mais respeitadas do mundo, promovida anualmente pela Oxford Internacional, que aconteceu no início de abril, na Inglaterra. O BEO desafia jovens de diversas nacionalidades a aprimorarem suas habilidades em inglês, liderança e trabalho em equipe por meio de provas acadêmicas e artísticas.

Este ano, o evento com duração de duas semanas teve como tema “Eco Warriors”, e abordou questões contemporâneas como sustentabilidade, energia renovável e mudanças climáticas. As performances foram avaliadas por um painel de jurados especializados, com base em critérios como fluência, argumentação, criatividade e trabalho em equipe. Ao todo, participaram mais de 730 participantes de 35 escolas bilíngues da América Latina, Europa, Ásia e África.

O BIS ficou em primeiro lugar entre as escolas competidoras na categoria Country Spotlight, apresentando a rica cultura do Laos em uma performance que uniu conhecimento, respeito e organização em cena. Além disso, o aluno Vittorio Pellegrino Taguti também foi premiado, pela segunda vez consecutiva, como campeão do Talent Show. A escola ainda teve dois alunos Kyara Kogut (Best smile nominee) e Felipe Makhlouf (Passion and pride nominee), e a coach Beatriz Martins (Care nominee) com indicações na premiação.

O colégio paulistano também se classificou para a final da competição, figurando entre as oito escolas finalistas; além de ter sido classificado em 1º lugar do Campus Benenden (local onde a turma estava concentrada e competindo em uma chave com mais sete escolas).

Na história da competição, o Brasil conquistou o título geral do BEO duas vezes, uma delas pelo BIS, que foi o colégio campeão em 2024. “Participar do BEO é uma conquista extraordinária. Estar entre as melhores escolas do mundo, representando o Brasil com tanto empenho, nos enche de orgulho. Mais do que competir, nossos alunos vivenciaram uma jornada de crescimento pessoal e acadêmico que levarão para a vida toda. Cada desafio superado, cada apresentação feita com paixão e cada aprendizado compartilhado com colegas de diferentes culturas reforça a missão do BIS: formar cidadãos globais, conscientes e preparados para transformar o mundo”, diz a diretora executiva do BIS, Alessandra Pellegrino.

Os alunos do BIS enfrentaram, ao todo, seis desafios que exigiram criatividade, colaboração e domínio do inglês. No desafio Drama Festival, os estudantes criaram uma peça com 15 atores sobre jovens que alertam moradores inconscientes sobre o impacto do consumo irresponsável, revelando como pequenos hábitos podem desencadear grandes catástrofes ambientais. O desafio Improvisation Challenge exigiu a montagem de uma encenação em poucos minutos sobre o derretimento das calotas polares, criando super-heróis capazes de enfrentar essa crise com carisma e mensagens contundentes.

No desafio Case Study, os alunos mergulharam em um problema real, desenvolvendo pesquisas de campo, análise de dados e soluções sustentáveis apresentadas a uma banca avaliadora — tudo sem ajuda dos coaches, reforçando a autonomia e a capacidade de liderança. No desafio A Capella Contest, usaram a música para representar a Terra pedindo socorro, misturando arte, tradição e consciência ambiental, com destaque para a inclusão da capoeira. Já no desafio Investigation, os jovens analisaram o impacto do turismo excessivo em pontos turísticos de São Paulo e propuseram soluções viáveis para o problema.

A preparação dos alunos do BIS para a competição de 2025 começou meses antes do embarque para a Inglaterra, e envolveu treinamento focado em desafios acadêmicos e artísticos, aulas especiais de oratória, improvisação e argumentação, além de ensaios para apresentações teatrais e musicais. A delegação do BIS no BEO foi composta por 20 alunos com idades entre 12 e 16 anos, além de dois coaches e as diretoras representantes. A aluna do Colégio BIS e influenciadora Kyara Kogut também acompanhou o grupo brasileiro, compartilhando a experiência dos jovens em posts nas redes sociais.

O que é o BEO?

O British English Olympics (BEO) é estruturado em diversas etapas e desafios que avaliam o domínio do inglês e a capacidade dos estudantes de resolver problemas de forma criativa e colaborativa. As equipes, formadas por alunos de escolas bilíngues de diferentes países, participam de provas acadêmicas e artísticas, que incluem estudos de caso, apresentações teatrais, competições musicais e desafios de improvisação. As performances são avaliadas por um painel de jurados especializados, que atribuem pontuações com base em critérios como fluência, argumentação, criatividade e trabalho em equipe.

Durante o torneio, as melhores equipes avançam para as semifinais e, posteriormente, para a grande final, realizada em Londres. Os campeões são reconhecidos em uma cerimônia de premiação, na qual recebem troféus e certificados por excelência acadêmica, desempenho em equipe e destaque em categorias específicas da competição.


Imprensa – FSB Comunicação
Daniela Nogueira
[email protected]
Vagner Lima
[email protected]

Mais Lidas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias